fbpx

Hidratação Capilar – Dicas de Cabeleireiro Profissional

| |

Sempre que se fala de cabelos oleosos, secos, normais, finos ou grossos, a famosa palavra Hidratação Capliar  é mencionada quase sempre. Você realmente sabe o que significa hidratação capilar e qual a sua importância? Por isso, decidimos escrever um texto sobre a hidratação capilar.

O que é hidratação capilar

A hidratação capilar é definitivamente o caminho para cabelos de qualidade, saudáveis ​​e bonitos. Necessário a todos que seus cabelos começam a parecer secos. Se seu cabelo não tem brilho e nada resolve, não importa o quanto você tente lavá-lo. É pior se você tentar estilizá-lo com aparelhos quentes, como pranchas ou secadores, porque dessa forma você poderá ver como está realmente seco.

Hidratação significaria literalmente – adicionar água. É por isso que muitas pessoas se enganam achando que, se beberem muita água, é suficiente para manter os cabelos hidratados. Definitivamente, beber água significa hidratar o corpo por dentro, mas às vezes você precisa fazer algo mais para mudar essa situação dos cabelos.

Como reconhecer cabelos desidratados?

Antes de mudarmos nossos hábitos e nos hidratarmos, é importante reconhecer como é o cabelo desidratado e o que o levou a isso.

O cabelo desidratado é geralmente seco e danificado . Definitivamente, o cabelo não pode ficar desidratado da noite para o dia, mas maus hábitos duradouros levaram a ele. Ele pede uma mudança total nos seus hábitos de vida. Maus hábitos de vida e estresse são quase sempre a causa de maus cabelos e pele.

O cabelo pode ficar desidratado por várias razões e, com mais frequência, como já mencionamos em hábitos diários ruins ou não saudáveis.

Até agora, cabelos bonitos e saudáveis ​​podem facilmente ficar desidratados e secos se sua dieta não for saudável. Tornou-se claro para quase todos que você precisa comer de forma saudável, ou terá ruim a pele, unhas ou cabelos. Se você não tomar vitaminas e minerais suficientes, isso sempre se refletirá na aparência da sua pele ou cabelo. Tente beber água! Pelo menos dois litros por dia para manter a hidratação de todo o corpo. Além disso, ficar em salas com ar condicionado também afetará o fato de o cabelo não parecer muito bom.

Penteados freqüentes, pintura dos cabelos frequentes em menos de um mês, clareamento inadequado, uso de produtos contendo muita química.

Claro que você pode fazer tudo certo e não cometer um erro. Talvez você esteja tomando pílulas, tenha sérios problemas de saúde ou alterações hormonais. Infelizmente, você precisa resolver seu problema de saúde e só então seu cabelo voltará ao normal.

O cabelo desidratado não parece bonito e você definitivamente notará sob o olhar e também no toque que algo está faltando.

 

Qual a composição do cabelo e por que é importante a Hidratação capilar

Se você não sabia antes, o principal ingrediente no cabelo é uma proteína chamada queratina. Seu papel é proteger as células epiteliais danificadas pelo estresse ou por vários fatores externos. Tingimento de cabelos, cabelos secos, passar fixador e outros fatores danificam os cabelos externos e quebram as cadeias de proteínas se forem feitos incorretamente. Isso elimina as moléculas de água ligadas a eles e o cabelo fica desidratado ao longo do tempo. Mas a maioria dos resultados será temporária se você não levar o problema a sério.

A água necessária para o cabelo está principalmente no ar. A umidade pode desempenhar um papel importante aqui. Se você mora em áreas com pouca umidade, seu cabelo fica mais propenso a secar.

Como hidratar seu cabelo?

Existem algumas maneiras de melhorar a hidratação mantendo a umidade que promove a penetração da água nos cabelos.

Umectante – é um produto químico que ajuda a reter a umidade no cabelo. São produtos que contêm glicerina ou propilenoglicol, várias ceras e óleos.

Um bom hidratante é à base de água e contém uma combinação de ingredientes naturais, gorduras e óleos. Evite produtos que contenham álcool, fragrâncias artificiais e conservantes .

Hidratação de cabelos cacheados

Se seu cabelo é cacheado, você precisa de uma abordagem e procedimentos diferentes e uso de produtos para modelar cabelos.

Com penteados regulares e cuidados adequados, você desfrutará de belos cachos e cabelo saudável. Você não precisa se preocupar com um secador de cabelo e chapinha. Lembre-se de que isso faz parte de você e que é uma decoração única
na sua cabeça, uma moldura para o seu rosto.

Para cabelos encaracolados, a lavagem excessiva não é boa. O óleo de coco para cabelos também será fantástico neste caso! Você pode fazer um banho deste óleo e verá que o cabelo ficará mais sedoso e hidratado, mas os cachos ainda estarão no lugar!

A escolha do xampu é muito importante quando o cabelo cacheado está seco.  Xampus contendo sulfato podem ser remover os óleos produzidos naturalmente pelo corpo e ressecar os cabelos. Tente lavar o cabelo com água morna até fria.
Você também precisa ter cuidado com os produtos capilares que usa.

Hidratação natural do cabelo

O hidratante natural do cabelo é certamente o óleo de coco, que tem a capacidade de penetrar profundamente no cabelo, e o alto teor de lipídios dará ao cabelo um brilho incrível.